sábado, 11 de abril de 2009

Crônica - Meus Primeiros Passos

PRIMEIROS PASSOS
Existe momento de indecisão maior do que escolher qual é a melhor profissão, e qual a sua aptidão em meio a tantos cursos ?
O conflito ainda é maior quando você tem apenas 17 anos, que é o meu caso. Assim ocorreu quando entrei na faculdade.Meus pais gostariam que eu escolhesse na área da saúde, devido tradição familiar, entretanto não suporto ambiente de hospital.
Foi então, que comecei ir a busca do meu destino, todavia sem nenhuma opinião formada a respeito, e o pior...sem ninguém para me orientar!- Na procura desesperada por informações e após participar de alguns textes de aptidão, finalmente me encontrei... Iuhuuuu!!!
Entre medicina, engenharia, nutrição e fisioterapia, decidi por Comuni

cação Social. Parecia nada a ver...No entanto, o primeiro ano, como ciclo básico me trouxe a luz que precisava para dar meus primeiros passos rumo ao meu futuro. Eu conheci um pouco de cada área, tais como: Publicidade, Relações Públicas, Rádio e TV, Cinema e por fim jornalismo, minha cara! – O primeiro ano foi uma loucura!
No jornalismo descobri que é possível transitar por todas as outras disciplinas por conta da diversidade cultural da sociedade moderna e, sobretudo pelos avanços tecnológicos na área da comunicação trazendo mudanças consideráveis de comportamentos e de ideologias a todo o momento, obrigando o profissional de jornalismo estabelecer uma intensa sintonia com todo esse movimento, que envolve a comunicação na sua totalidade seja no campo das artes, do cinema, da literatura, dos esportes, da ciência, enfim, eu consigo me envolver nessa imensa diversidade cultural como alguém que será o porta voz da sociedade. Não é o máximo?! – Defendo que o jornalismo não pode se isolar da Comunicação social, sendo um curso específico, até porque adquirimos habilidades para atuar em vários veículos com públicos diversificados. Como uma habilitação dentro da Comunicação Social, o aluno amplia sua visão de mundo e aumenta seu nível de conhecimento possibilitando, no entanto, sua transição dentro de um universo totalmente híbrido.
Portanto, sou a favor que o Jornalismo seja uma habilitação dentro da Comunicação Social nas instituições de ensino, por ser a maneira mais inteligente de proporcionar aos alunos que estão ingressando na área, uma visão bastante ampla quanto a opção de escolha da habilitação em que mais se identificam. A frustração e erro nestes casos ocorrem num grau bem menor levando-se em consideração outras áreas de atuação.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Visão Jornalística


Visão Jornalística
trata-se de um blog acadêmico voltado para área de Jornalismo.
Formado por futuros jornalistas da Universidade Cruzeiro do Sul, abordará temas jornalisticos e futuras experiências em nossa futura área!!!!

Sejam todos Bem Vindos!!