domingo, 8 de novembro de 2009

Não Obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo - Critica


DEBATE: O JORNALISMO DEPOIS DO FIM DA EXIGÊNCIA DO DIPLOMA

O debate foi aberto com a participação da jornalista e cientista social Lúcia Rodrigues. Lúcia foi ativista do Movimento Estudantil e diretora do DCE da USP. De início já tivemos um total desvio de foco, já que o tema era “O jornalismo depois do fim da exigência do diploma.” A palestrante utilizou praticamente todo tempo a ela oferecido para atacar a grande mídia, especialmente o jornal Folha de São Paulo. Não vou opinar se as críticas eram ou não corretas, mas de fato, esse não era o tema proposto.
Esse desvio de foco logo de início fez com que o evento ficasse fora do tema até o final. Pude perceber um grande desestimulo por parte dos estudantes que participavam do debate. As dificuldades da profissão também foram muito destacadas e cheguei a ouvir uma aluna falar que mudaria de curso.
A jornalista Débora Oliveira ainda tentou salvar o tema, falando um pouco sobre o fim da obrigatoriedade do diploma na profissão e principalmente, dizendo que vale a pena ser jornalista. Com tantas opiniões destacando as dificuldades, o domínio da grande mídia, o depoimento importante da jornalista ficou sem o merecido destaque.
Destaco ainda a participação da jornalista Débora no assunto remuneração, onde ficou bem explicado o assunto “PJ” (Pessoa Jurídica). Uma manobra das empresas para pagarem menos impostos e oferecer uma remuneração maior ao jornalista. Um grande engano, pois se o jornalista não recolher os impostos previdenciários, ficará sem assistência do INSS futuramente. Foi um alerta válido para nós estudantes.
Apesar do desvio de foco retratado no início, acho válido o evento, é importante para os alunos ouvir experiências de profissionais que já estão no mercado de trabalho. Proponho um debate com o mesmo tema, mas com a participação de representantes da grande mídia citada, com profissionais que são contra e outros que são a favor do fim da obrigatoriedade do diploma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário