domingo, 8 de novembro de 2009

Online Outubro - Funções do Que



FUNÇÔES DO QUE

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o relativo "que" pode desempenhar várias funções:

a) Sujeito: Eis os artistas que representarão o nosso país. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• Eis os artistas.
• Os artistas (= que) representarão o nosso país.

b) Objeto Direto: Trouxe o documento que você pediu. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• Trouxe o documento
• Você pediu o documento (= que)

c) Objeto Indireto: Eis o caderno de que preciso. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• Eis o caderno.
• Preciso do caderno (= de que)



d) Complemento Nominal: Estas são as informações de que ele tem necessidade. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• Estas são as informações.
• Ele tem necessidade das informações (= de que)

e) Predicativo do Sujeito: Você é o professor que muitos querem ser. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• Você é o professor.
• Muitos querem ser o professor (= que)

f) Agente da Passiva: Este é o animal por que fui atacado. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• Este é o animal.
• Fui atacado pelo animal (= por que)

g) Adjunto Adverbial: O acidente ocorreu no dia em que eles chegaram. (adjunto adverbial de tempo. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
• O acidente ocorreu no dia
• Eles chegaram no dia. (= em que)

EXEMPLOS NA MIDIA
Estadao.com.br / Sexta-feira, 16 de Outubro 2009, 15h44

Pai de menino do balão nega que (pron. relativo = obj. direto) história foi uma farsa
KEITH COFFMAN REUTERS

Um homem do Colorado rejeitou sugestões feitas na sexta-feira de que (pron. relativo = obj. direto) a operação de resgate acionada pelos temores de que (pron. relativo = obj. indireto) seu filho estivesse voando num balão caseiro foi uma farsa para chamar a atenção.

Richard Heene apareceu em diversos programas matinais de televisão nos Estados Unidos para responder às acusações de que (pron. relativo = obj. indireto) a história foi uma farsa. Os rumores foram alimentados depois que (conj. subord. integrante (= disso)) seu filho Falcon Heene, de 6 anos, disse que (pron. relativo = obj. direto) se escondeu no sótão da casa da família na quinta-feira "para o show".

"Absolutamente não, isso não é um tipo de trote", afirmou Heene, visivelmente irritado, no programa "Today", da NBC. Enquanto o pai falava, Falcon, que (conjunção coordenada explicativa) estava ao seu lado, vomitava.

"O que (pron.subst. interrogativo) tenho a ganhar?", perguntou Heene, cientista amador cuja família é conhecida por suas aventuras de 'caça' a tempestades e que (partícula de realce) já participou do reality show "Troca de Esposas".

Falcon foi encontrado são e salvo no sótão de sua casa -- um final feliz para quem pensava que (pron. relativo = obj. direto) ele estivesse a bordo de um balão, que (função = sujeito) foi observado durante horas ao vivo pela televisão enquanto sobrevoava o Colorado fora de controle. Quando o balão pousou o garoto não estava dentro, suscitando temores de que (pron. relativo = obj. indireto) ele tivesse caído.

As autoridades locais disseram que, (conj. subord. condicional (= isso)) embora não acreditassem que (pron. relativo = obj. direto) o incidente fosse uma farsa, eles interrogariam a família de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário