domingo, 8 de novembro de 2009

Tipos de Lead


Tipos de Lead

O lead corresponde ao primeiro parágrafo da noticia impressa, pode ser feito de várias formas, entre as principais estão:

LEAD Clássico = Parágrafo que responde as 5 principais informações (quem, o que, quando, onde e por que). Inicia-se com a circunstância mais importante, geralmente não começa com verbos.

Exemplo de Lead Clássico: Cerca de 13 mil alunos (quem) de escolas e creches públicas foram prejudicados (o que) nesta terça-feira (quando) por causa de uma série de confrontos entre criminosos de facções rivais e policiais militares (por que) na Vila Kennedy, zona oeste do Rio (onde). Após troca de tiros durante a madrugada de hoje, A PM permanece na comunidade em busca de criminosos.

- Fonte: Jornal Folha de São Paulo –

LEAD Flash = Trata-se de uma frase curta que inicia o texto, geralmente usada para dramatizar, causando maior impacto no restante da noticia.

Exemplo Lead Flash: O antropólogo Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do século 20, (frase de abertura com teor dramatizante) morreu no sábado passado aos 100 anos, informou hoje a editora Plon.

- Fonte: Jornal Folha de São Paulo –

LEAD Resumo = Geralmente utiliza-se em coberturas (ou continuações) de eventos em que há várias informações de destaque, que devem ser condensadas em uma única matéria de jornalismo impresso diário.

Exemplo de Lead Resumo: O Exército paquistanês anunciou nesta segunda-feira que assumiu o controle total de um importante reduto do Taleban na região do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, como parte da ofensiva que começou em 17 de outubro passado. Segundo um porta-voz militar, a cidade de Kaniguran foi "limpa de terroristas", minas e bombas improvisadas após uma revista casa a casa.

- Fonte: Jornal Folha de São Paulo –

8 comentários: